A ODONTOLOGIA E O

CÂNCER DE BOCA

Apresentação

O câncer de boca representa um sério problema de saúde em quase todos os países do mundo e também no Brasil. No Brasil os dados oficiais indicam que o câncer de boca é a 3ª sede anatômica mais frequente nos homens e a 7ª nas mulheres. Cerca de 10% de todos os tumores que ocorrem em nosso país tem origem e se desenvolvem nas estruturas da boca e seus anexos.

Não existem exames de rastreamento disponíveis para o câncer de boca e orofaringe em pessoas assintomáticas. Entretanto, muitos pré-cânceres e cânceres de boca e orofaringe são diagnosticados precocemente, pelo dentista, durante exames de rotina.

 

Alguns dentistas ao realizarem o exame físico da boca e da garganta utilizam corantes especiais e/ou luzes para procurar por áreas anormais, especialmente em pacientes com maior risco desses tipos de câncer. Se uma área anormal for marcada pelo corante, outras técnicas podem ser realizados para determinar se pode ser câncer (ou não), inclusive com a coleta de amostras para uma biópsia:

  • Teste com o corante azul de toluidina. A área anormal (se existir) ficará azul.

  • Teste com laser. A luz refletida de um tecido anormal, é diferente da luz refletida pelo tecido normal.

  • Outra técnica utiliza uma luz polarizada para visualizar a área da boca após ser lavada com uma solução de ácido acético que se degrada com a ação da luz.

  • Se uma área anormal é encontrada, pode ser realizada citologia esfoliativa para avaliação. Nessa técnica, a lesão é raspada com uma escova e as células da amostra retiradas são enviadas para análise histopatológica.

Contudo, o diagnóstico do câncer de boca e orofaringe só pode ser realizado através de uma biopsia, que é o procedimento no qual o profissional remove uma amostra de tecido para análise. Vários tipos de biopsias podem ser realizados, dependendo de cada caso. O tratamento e o prognóstico do câncer bucal está reconhecidamente ligado ao grau de comprometimento do paciente pelo tumor.

 

Destaca-se que quando o diagnóstico é realizado nas fases mais precoces do seu desenvolvimento e o tratamento é realizado adequadamente  a perspectiva  de sobrevida pode ser bem otimista e a  cura pode ocorrer. Nestas situações, ganhar tempo é fundamental!

INTEGRANDO A SAÚDE BUCAL

AO

CORPO HUMANO

Prevenção - Função - Estética

O que é
Causas
Cura
Fique atento
Quimioterapia
Radioterapia
Show More
Dra. Denise Falcão - CRO 2206

© 2020 por Clínica Humanus. Criado com Wix.com