A ODONTOLOGIA E O
CÂNCER DE BOCA
Fique atento
As neoplasias malignas podem se desenvolver em qualquer área anatômica da boca. Os lábios, especialmente o inferior, representam cerca de 40 % de todos os tumores da boca, seguido pela língua com 20%, assoalho de boca com cerca de 16%, região de trígono-retro-molar em quase 7% (região que fica depois do siso) seguido das gengivas em aproximadamente 65% e números bem menores de palato duro e mole (céu da boca), úvula (campainha) mucosa jugal e vestíbulo (regiões internas da bochecha).
Comumente as lesões malignas costumam se apresentar sem dor, Assim, não raro, o paciente quando procura seu profissional de saúde costuma não se queixar da lesão existente, pois muitas vezes o próprio paciente não percebe sua presença. Portanto, somente com um exame clínico cuidadoso de todas as estruturas da boca é possível identificar uma lesão inicial.
Quando a lesão maligna não é reconhecida e diagnosticada precocemente, continua sua evolução natural, aumentando suas dimensões com mais rapidez. A lesão se apresentará, clinicamente, como ulcerações ou nódulos de dimensões maiores e ainda assintomáticos.
Nódulos ou úlceras persistentes que não doem são extremamente suspeitos, ainda mais se a região onde se instalam estiver endurecida. Deve-se realizar biopsia ou orientar para biópsia e fazer o exame anatomohistopatológico da peça removida o mais breve possível.
NÃO PERDER TEMPO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA
PARA O BOM RESULTADO DO TRATAMENTO!
INTEGRANDO A SAÚDE BUCAL
AO
CORPO HUMANO
Prevenção - Função - Estética
Os sinais e sintomas do câncer de boca e orofaringe podem incluir:
-
Ferida na boca que não cicatriza.
-
Dor na boca que não desaparece.
-
Caroço ou inchaço na bochecha.
-
Mancha branca ou vermelha nas gengivas, língua, amígdalas ou mucosa da boca.
-
Ferida na garganta ou sensação de ter algo preso na garganta.
-
Dificuldade para mastigar ou engolir.
-
Dificuldade de mover a mandíbula ou a língua.
-
Dormência na língua ou outra área da boca.
-
Inchaço da mandíbula causando desconforto com a dentadura.
-
Enfraquecimento dos dentes ou dor ao redor dos dentes.
-
Alterações na voz.
-
Nódulo ou massa no pescoço.
-
Perda de peso.
-
Mau hálito constante.