SÍNDROME DE

SJÖGREN

Apresentação

A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune descrita pela primeira vez em 1933 pelo oftalmologista sueco Henrik Sjögren. Nesta síndrome o sistema imunológico do corpo tem como alvo principal às glândulas produtoras de muco (fluidos) destacando-se as glândulas salivares e lacrimais. Este ataque promove uma reação inflamatória que causa destruição dos tecidos ou prejudica seu funcionamento adequado. No Brasil não se dispõe de uma base de dados confiável sobre o exato número de portadores da Síndrome de Sjögren, porém esta Síndrome é uma das mais prevalentes desordens autoimune que acomete de 2 a 4 milhões de americanos.

A idade média inicial é após os 40 anos, sendo que nove entre dez pacientes são mulheres.
Entretanto, a Síndrome de Sjögren pode ocorrer em todas as faixas etárias e em ambos os sexos.

Acreditamos que a falta de um diagnóstico precoce fez com que esta faixa etária prevalecesse nos levantamentos epidemiológicos realizados, pois temos observado em nossa prática clínica uma grande ocorrência numa faixa etária menor.
Durante avaliação criteriosa, realizando-se avaliação dos padrões salivares e levantamento do histórico médico- odontológico confirma-se a existência da Síndrome de Sjögren. Ou seja, a atuação do cirurgião dentista no diagnóstico precoce da doença é de extrema importância, pois assim estaremos promovendo juntamente com os profissionais da classe médica uma melhora na qualidade de vida dessas pessoas.