SÍNDROME DE
SJÖGREN
Meios de Diagnóstico
O diagnóstico e tratamento precoce são importantes para prevenir complicações e a atuação do cirurgião dentista na realização deste diagnóstico é de extrema importância, pois a secura da boca poderá ser um dos primeiros sintomas desta doença. Nossa equipe segue os critérios de diagnóstico do preconizado pelo Grupo de Consenso Americano-Europeu (2002) de Síndrome de Sjögren, onde deverão estar presentes 2 sintomas cardinais da Síndrome: olhos secos e boca seca e mais 4 exames positivos.
Vivino FB, Bunya VY, Massaro-Giordano G, et al. Sjogren's syndrome: An update on disease pathogenesis, clinical manifestations and treatment. Clin Immunol. 2019;203:81‐121. doi:10.1016/j.clim.2019.04.00
C Vitali et al.Classification criteria for Sjogren's syndrome: a revised version of the European criteria proposed by the American-European Consensus Group. Annals of the Rheumatic Diseases. 2002; 61(6):554-558.
INTEGRANDO A SAÚDE BUCAL
AO
CORPO HUMANO
Prevenção - Função - Estética
Critérios de diagnóstico:
Deverão estar presentes 2 sintomas cardinais da Síndrome: olhos secos e boca seca e mais 4 exames positivos:
-
Sintomas ocular: Presença persistente e diária de xeroftalmia (sensação de olho seco) por mais de 3 meses. Sensação de areia nos olhos ou uso de colírios que substituam a lágrima mais de 3 vezes ao dia.
-
Sintomas bucal: Sensação de xerostomia (sensação de boca seca) por mais de 3 meses. Presença de inchaço persistente ou recorrente das glândulas salivares por mais de 3 meses. Ingestão frequente de líquidos para auxiliar a deglutição de alimentos secos.
-
Sinais ocular: Positividade de pelo menos um dos testes: de Schirmer (<ou = 5mm em 5 minutos. Sem uso de anestésico) e do Rosa de Bengala (> ou = 4).
-
Histopatologia: Características histológicas positivas na biópsia de glândulas salivares menores: sialoadenite linfocítica focal, avaliada por um histopatologista especialista, com um escore de foco >1, definido como um número de focos linfocitários (que são adjacentes aos ácinos mucosos de aparência normal e contêm mais de 50 linfócitos) por 4 mm2 de tecido glandular.
-
Envolvimento da glândula salivar em pelo menos um dos seguintes exames:
-
Cintilografia salivar mostrando atraso na captação, concentração reduzida e / ou excreção tardia do traçador.
-
Sialografia parotídea mostrando a presença de sialectasias difusas (padrão pontuado, cavitário ou destrutivo), sem evidência de obstrução nos ductos principais.
-
Sialometria não estimulada < ou = 0,1 mL/min.
6. Presença de pelo menos um dos auto anticorpos:
-
Anti SSA ou SSB ou ambos.
Será descartada a possibilidade desta Síndrome, caso o paciente se apresente com:
-
Histórico de radioterapia na cabeça e pescoço
-
Hepatite C
-
Linfoma e sarcoidose
-
Doença de enxerto X hospedeiro
-
Uso de medicamentos anticolinérgicos
-
Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA)