Periodontia é a área da odontologia que trata as doenças da gengiva, ossos e ligamentos que sustentam os dentes. Estes tecidos podem ser afetados pela doença periodontal, que tem origem bacteriana e acomete 75% da população brasileira acima de 25 anos de idade. Nela, as gengivas, ossos e ligamentos periodontais (fibras que fazem a ligação da raiz dentária com o osso) são comprometidos.

Gengiva saudável não mostra vermelhidão ou inchaço.

1. A superfície parece levemente pontilhada.

2. Os espaços entre os dentes são cobertos por uma gengiva firme em forma de "V"

Os primeiros sinais da doença periodontal se caracterizam pelo aumento de volume e sangramento. Chamamos essa alteração de gengivite.

Com a progressão da gengivite, estruturas de sustentação e proteção dos dentes (ossos e ligamentos) são comprometidas, iniciando-se a periodontite. A periodontite pode manifestar-se de forma assintomática, sem dor, sangramento ou retração gengival, passando muitas vezes desapercebida pelo seu portador e às vezes até pelo clínico geral.

O controle da periodontite é de fundamental importância, pois em alguns casos a perda óssea poderá ser de 1mm/ano, caso o paciente não siga nossas recomendações.

Em outros casos, mesmo com controles periódicos, o paciente ainda poderá ter 0,07 mm de perda óssea ao ano.

A evolução da doença periodontal leva à perda óssea e possível perda dos dentes,
sendo a principal razão de perda dentária na população adulta!

Dra. Denise Falcão - CRO 2206