ODONTOLOGIA E DOR DE CABEÇA

 

De acordo com a Sociedade Internacional de Cefaleia, existem mais de 150 tipos diferentes de dores de cabeça e estima-se que quase 90% da população já sofreu algum dia desse mal. Muitos pacientes que sofrem de dor de cabeça já passaram por vários profissionais, submeteram-se a diversos tipos de exames, utilizaram analgésicos, anti-inflamatórios, medicações neurológicas, psiquiátricas, corticoides, entre outros...e continuam padecendo com sua dor. Se você tem dores de cabeça frequentes e não sabe a causa, você pode estar diante de  um problema bucal!  

Sua dor de cabeça pode ter como causa alguns fatores de ordem odontológica:

As chamadas dores de cabeça secundárias orofaciais, podem ser provenientes de dentes com problemas no canal do dente (pulpite), bruxismo centrico (apertamento dentário), ibruxismo excêntrico (ranger dos dentes), infecções como a periodontite. Outros motivos são a odontalgia atípica (uma dor de dente frequente, muitas vezes, sem uma causa identificada) e tumores na face. Apesar de tantas causas, as disfunções da articulação temporomandibular (DTMs) são consideradas as mais comuns desse problema.

A ATM - Articulação Temporo Mandibular- situa-se à frente do ouvido e é responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca, mastigação e movimentos da fala e da deglutição. Esta articulação é uma das mais complexas do corpo humano, portanto qualquer dano nessa área pode resultar no deslocamento do disco articular (estrutura semelhante ao menisco do nosso joelho) e provocar desequilíbrio dos músculos, nervos, articulações e ligamentos mandibulares.  

 

As dores de cabeça provenientes das disfunções de ATM costumam se localizar nas têmporas, atrás da cabeça, pescoço e ombros. A proximidade da ATM  com o ouvido pode inclusive causar zumbidos , dores e entupimento dos ouvidos.  

 

Existem várias causas para os problemas de ATM, mas acredita-se que o fator principal seja o relacionamento inadequado entre os dentes superiores  e inferiores que é agravado com a tensão dos músculos, provocada pelo estresse, bruxismo (hábito de ranger os dentes), até mesmo por algumas doenças sistêmicas e hormonais.  

Procure ajuda caso apresente:
  • Dificuldade ou dor ao abrir completamente a boca

  • Dor de ouvido

  • Zumbidos no ouvido

  • Tonturas

  • Dor de cabeça com frequência

  • Dor na região do pescoço e/ou ombros 

  • Sons na articulação ao mastigar ou abrir a boca.

Marque uma avaliação com nossa equipe. Caso já tenha exames de imagem do crânio/face/ATM, como radiografias, tomografias ou ressonâncias, favor trazer para sua consulta.
(61)   3327-2900
(61) 98316-2900

Feriado e fim de semana

(61) 99971-2900
Dra. Denise Falcão - CRO 2206

© 2020 por Clínica Humanus. Criado com Wix.com